Reclamam que você ronca demais? Você pode ter apneia!

Roncar pode incomodar você e principalmente as pessoas em volta e causar muito desconforto. Mas o ronco não está apenas ligado ao fato de ser incômodo, o ato pode ser muito prejudicial à saúde. As pessoas que roncam com frequência podem sofrer da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono.

Essa disfunção é uma doença crônica causada pela obstrução das vias nasais, causando paradas repetidas de respiração enquanto a pessoa dorme. A respiração cessa por alguns segundos e impede que o ar chegue até os pulmões. Segundo o Instituto do Sono, a apneia está presente em quase 30% da população adulta mundial.

A apneia pode ser causada por vários fatores, como os músculos da língua e garganta relaxam mais do que o normal ao dormir, excesso de peso ou as amídalas e adenoides grandes demais. Entre os sintomas mais comuns estão a sonolência diurna, que é aquela sensação de não ter uma noite bem-dormida, apesar de ter dormido durante horas. Isso é causado pela falta de oxigênio nas interrupções do sono.

O indivíduo ainda pode sentir dificuldade na concentração, irritabilidade, dores de cabeça, sensações de sufocamento e ofegante. Caso o paciente tenha algum desses sintomas, deve procurar ajuda profissional para realizar o tratamento do ronco. Em Brasília, o Instituto do Sono Otoface é especializado no diagnóstico e tratamento dos distúrbios do sono.

O diagnóstico da disfunção pode ser realizado a partir do exame de polissonografia. O exame monitora o sono por equipamentos eletrônicos e avalia a condição do trato respiratório do indivíduo. Caso haja picos de perda de respiração, o paciente possui a apneia.

A apneia é um problema muito grave que pode interferir na qualidade de vida das pessoas. Caso não seja corretamente tratado, o indivíduo que possui a apneia pode estar mais propenso a desenvolver doenças no coração, aumento da pressão arterial, perda constante de memória, diminuição da qualidade de vida e até impotência sexual. O tratamento é realizado com o uso de aparelhos e medicamentos que podem auxiliar o paciente a dormir melhor.


Agende sua Consulta
Agende com médicos especialistas em Medicina do Sono pelo Conselho Federal de Medicina.
Convênios e Particulares
Confira a lista completa dos planos de saúde aceitos no Instituto do Sono.