Todos o ser vivo possui

relógio biológico

que funciona de acordo com as variações de luz solar, das marés e das estações.

Nos seres humanos, esses relógios biológicos influenciam de forma direta o controle da temperatura corporal; a produção de hormônios; o apetite; a renovação das células; os picos de produtividade física e mental, e a hora de dormir.

O ritmo de 24 horas coordenado pelos relógios biológicos é definido pela medicina como “ciclo circadiano”. Embora exista um padrão circadiano normal, em que o indivíduo sente a necessidade de estar desperto durante as horas de claridade (dia) e adormecer durante a noite, algumas pessoas podem ter um ritmo não convencional com atraso nas fases de sono, seja por questões genéticas, ambientais ou profissionais.

Portanto, para que o período de sono diário seja satisfatório para o corpo e a mente é importante conhecer e respeitar seus relógios biológicos, adaptando a rotina a seu ritmo circadiano.

Nos casos em que a carreira acadêmica ou profissional não permite a flexibilização de horários, é possível realizar um tratamento para “corrigir” o ritmo circadiano e evitar os prejuízos sociais e econômicos decorrentes do atraso nas fases do sono.

Para mais informações, agende uma consulta particular ou através do seu plano de saúde no Instituto do Sono Otoface.

Agende sua Consulta
Agende com médicos especialistas em Medicina do Sono pelo Conselho Federal de Medicina.
Convênios e Particulares
Confira a lista completa dos planos de saúde aceitos no Instituto do Sono.